quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Europa: Bolsas Erasmus Mundus (Projeto Caribu) para Mestrado e Doutoramento – 2015/2016

Estão abertas bolsas de estudo Erasmus Mundus para os níveis de Mestrado e Doutoramento através do Projeto Caribu.

CARIBU é uma parceria no âmbito do programa Erasmus Mundus Acção 2 (EMA2) que visa aumentar mobilidade académica, pesquisa e oportunidades de capacitação entre 8 universidades da UE (Bélgica (2), Dinamarca, França, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia) e de países da região ACP (Camarões, Etiópia, Tanzânia, Uganda, Moçambique, Gâmbia, Gana, Bahamas, Suriname, Timor-Leste, Samoa). O consórcio é também reforçado por 10 parceiros associados que irão apoiar e promover activamente o programa. O projecto é dedicado à criação de um fórum comum para cooperação científica, melhoria da aprendizagem e intercâmbio de boas práticas. Todos os parceiros no projecto se esforçarão por atender às necessidades dos países envolvidos, com especial atenção para o desenvolvimento de regiões desfavorecidas e tendo em consideração igualdade de oportunidade e equilíbrio de género.

Sete áreas prioritárias foram definidas pelo consórcio, oferecendo, assim, uma ampla diversidade de disciplinas (TIC, Gestão, Ciências, Agricultura, Ciências Sociais, Engenharia e Meio Ambiente), no âmbito do qual estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como pessoal docente e administrativo (doravante designados como “pessoal”) poderão beneficiar de bolsas de estudo para participar em programas de mobilidade. É de salientar que o programa de bolsas é direcionado apenas para estudantes e pessoal ACP que se vão para a Europa e, em alguns casos específicos, para pessoal da Europa que vai para uma das universidades parceiras na região ACP

As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de Janeiro de 2015.

Para poder ver a Apresentação do projeto, Mobilidade e Bolsas de Estudo, clique aqui

Para poder consultar quem pode se candidatar, clique no seguinte endereço:
http://www.caribu.be/pt/apply-group-5/quem-se-pode-candidatar/

Para poder consultar os critérios de elegibilidade, guia do candidato e apresentar a sua candidatura, clique no seguinte endereço:
http://www.caribu.be/pt/apply-group-5/candidate-se-aqui/.

Para apresentar a sua candidatura, clique seguinte endereço: http://www.caribu.be/online-application-form/.

Para poder ver os parceiros, clique no seguinte endereço:
http://www.caribu.be/pt/parceiros/

Toda a informação mais detalhada (formulário, guião do candidato, áreas de estudo, parceiros, cursos e contactos) sobre o programa, podem ser consultados no seguinte endereço: http://www.caribu.be/pt/.

Siga-nos no Facebook: www.facebook.com/dicamatica

11 comentários:

Khadhyanista disse...

Sou Joaquim Cadia Lubuato, tencio fazer o Mestrado em 2015 aproveitando a vossa oferta, mas não disponho de informação capaz de orientar-me, por isso tomei a liberdade de escrever para voces para facultar-me mais dados.
khadhyanismo@gmail.com

Unknown disse...

Sou brasileira, formada em pedagogia tenho 2 pós graduações e peço saber se posso me inscrever para mestrado em portugal

Unknown disse...

sou Jesuel O. Cassimo, com grau de licenciatura em Saude Publica pelo Instituto Superior de Ciencias de Saude, tenciono fazer o mestrado na mesma area, qual e a possibilidade de conseguir uma bolsa para mestrado numa das universidade europeia.
jesuelordemcassimo@yahoo.com.br

Nilsio Manjate disse...

Bom dia sou Gloria A. Manhique, com grau de licenciatura em ensino de biologia e trabalho na Universidade Pedagogica em Mocambique, gostaria de conseguir uma bolsa para o mestrado numa universidade europeia.
lollapaul@yahoo.com.br

Unknown disse...

sou Joaquim José João paranha, licenciando na universidade católica de Moçambique, curso de gestão portuária necessito de uma bolsa de estudo para qualquer pais para dar continuidade da minha licenciatura, entro por este meio dizer que para qualquer informação sobre bolsa de estudo seja também enviado para o meu e-mail paranhajoaquim@gmail.com

Ivan Álvaro disse...

Sou Ivan Álvaro, licenciado pela Universidade Católica de Moçambique- Faculdade de educação e Comunicação, tenciono frequentar o curso de mestrado em Administração de negócios (MBA)numa universidade Brasileira ou Europeia, com destaque a Espanha, Italia e Portugal.

ivanhzalvaro08@gmail.com







Unknown disse...

Sou Inácio Jorge Amaral
Licenciado em filosofia pela Universidade Pedagógica ca de Moçambique e desejo ganhar uma bolsa de estudo para para o mestrado em Sociologia ou Antropologia nas universidades Américas. Africanas e Europeias. O que faço?

Unknown disse...

Este é o endereço do Inácio Jorge Amaral /inaciojorgeamaral@gmail.com

Unknown disse...

Este é o endereço do Inácio Jorge Amaral /inaciojorgeamaral@gmail.com

Unknown disse...

Sou Nidia costa,sou santomense, licenciada em contabilidade,mestre em auditoria ,gostaria de obter informação de como devo candidatar me a uma bolsa de estudos para o doutorado em uma universidade europeia. Meu email nidiacosta93@hotmail.com

Unknown disse...

Sou Manuel Levene, licenciado em ensino de quimica pela universidade pedagogica da Beira- Mocambique. Gostaria de obter informacoes de como devo candidatar-me a uma bolsa de estudo para o mestrado em uma universidade do Brasil. Meu email:manuellevene@gmail.com



Copyright © 2009. Dicamatica all rights reserved.
Desde 18 de Novembro de 2009