quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Brasil <- Moçambique: Bolsas de Mestrado e Doutoramento - 2013/2014

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-MCT) e o Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique MCT/Mz(http://www.mct.gov.mz) (inserir link) tornam público o processo de inscrição às bolsas de Mestrado e Doutorado, no Brasil, no âmbito do Programa de Pós-Graduação CNPq/MCT-Mz.

Ver o anúncio em pdf e guardar no computador ou no disco amovível

O que é o programa
O Programa de Pós-Graduação CNPq/MCT-Mz constitui uma atividade deCooperação Educacional visando incentivar a participação de estudantes moçambicanos em cursos de pós-graduação no Brasil, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado, para desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas de relevância estratégica e interesse do Governo de Moçambique, incluindo:
- Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Biotecnologia;
- Engenharia Metalúrgica;
- Comunicação Social (voltada para a divulgação científica – “jornalismo científico);
- Ciências Humanas e Sociais;
- Saúde (em especial doenças tropicais) e Recursos Hídricos”.

Objetivo:
Esse programa tem por objetivo contribuir no desenvolvimento do Programa de Recursos Humanos de Moçambique, possibilitando que cidadãos moçambicanos realizem seus estudos em instituições de ensino superior brasileiras para aprimorar o seu conhecimento e experiência, na expectativa de contribuírem para o desenvolvimento sócio-econômico do país, bem como para a maior interação com o Brasil.

Data limite de candidatura: 5 de Dezembro de 2012.

Apresentação e envio das candidaturas - Agencia CNPq:
A candidatura para as bolsas de pós-graduação devem ser submetidas ao CNPq, EXCLUSIVAMENTE, via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, no endereço eletrônico http://carloschagas.cnpq.br/

É indispensável o preenchimento do Currículo Lattes pelo menos 48 (quarenta e oito) horas antes do envio da candidatura por meio do Formulário de Propostas online. Para tanto, visite a página http://lattes.cnpq.br/ para instruções detalhadas sobre como cadastrar o Currículo Lattes. Sem o preenchimento do CV Lattes, não será possível a submissão da candidatura ao CNPq.

Processo de inscrição às bolsas de Doutoramento - CAPES
Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste processo de inscrição podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereço pec-pg@cnpq.br ou para pdrhc@mct.gov.mz ou pelo telefone 258.21.35.28.00 – MCT/MZ.

Atendimento a candidatos com dificuldades no preenchimento do Formulário de Propostas Online contatar suporte@cnpq.br ou pelos telefones (55 61) 3211-9004 ou 3211-9354, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30 às 18h30 (horário oficial de Brasília-Brasil).

Sem comentários:



Copyright © 2009. Dicamatica all rights reserved.
Desde 18 de Novembro de 2009