quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Europa: Bolsas Erasmus Mundus para os níveis de Mestrado e Doutoramento - 2012/2013

Estão abertas bolsas de estudo Erasmus Mundus para os níveis de Mestrado e Doutoramento. Essas bolsas permitem aos estudantes dos países parceiros fazerem os seus estudos nas Universidades Europeias.

O Programa Erasmus Mundus 2009-2013 é um programa de cooperação e mobilidade no domínio do ensino superior, implementado pela Agência Executiva relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA, conforme a sigla em inglês).

Regiões que podem participar:
Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Senegal, Madagáscar, Camarões, República do Congo e Quénia.
Para ver mais países que podem participar, clique aqui

Data limite de candidatura: Outubro de 2012.

Recomendamos vivamente que leia o Guião do candidato antes de iniciar o preenchimento do Formulário de Candidatura on-line.

O formulário de candidatura, o guião do candidato, as áreas de estudo e e-mail de contacto sobre o programa podem ser consultados aqui.

Áreas de estudo para a bolsa:
Áreas de estudo

Requisitos para se candidar ao Mestrado:
a) Ter nacionalidade de um dos países ACP(acima indicados);
b) Não podem ter residido, nem desenvolvido a sua actividade principal (estudo, trabalho, etc.), durante mais de 12 meses, nos últimos 5 anos, num dos destes países Europeus;
c) Não podem ter beneficiado no passado de uma bolsa Erasmus Mundus para o mesmo tipo de mobilidade;
d) Devem possuir conhecimento suficiente da língua em que os cursos/actividades são desenvolvidos ou de uma das línguas habitualmente faladas no país de acolhimento;
e) Deve reunir requisitos para completar um mestrado numa instituição parceira europeia (os candidatos devem ter concluído o seu curso de Bacharelato / Licenciatura / 1º Ciclo numa instituição dos países ACP, no momento da apresentação da candidatura);
f) Devem identificar o seu Grupo Alvo;
g) Candidatos do Grupo Alvo I » candidatos que obtiveram um grau universitário ou equivalente numa instituição parceira dos Países ACP, estão actualmente inscritos/registados numa das instituições parceiras dos Países ACP e têm o seu apoio.

É de notar que, para além destes critérios, poderão existir outros, definidos internamente por cada instituição parceira do Projecto, pelo que se recomenda vivamente que os candidatos articulem previamente a sua candidatura com a pessoa de contacto da sua instituição, informando-se acerca dos critérios específicos de elegibilidade estabelecidos quer na sua instituição de origem (se aplicável) quer na instituição de acolhimento a que pretendem se candidatar.

Resititos para o Doutoramento ver aqui.

Toda a informação mais detalhada (formulário, guião do candidato, áreas de estudo, e-mail de contacto) sobre o programa podem ser consultados aqui.

Em caso de dúvidas não hesite entrar em contacto.
Dicamatica - Portugal
E-mail: dicamatica@gmail.com
Skype: dicamatica
Facebook: www.facebook.com/dicamatica
Tel: +351 917 241 320

Sem comentários:



Copyright © 2009. Dicamatica all rights reserved.
Desde 18 de Novembro de 2009