sábado, 10 de janeiro de 2009

Bolsas de estudo a partir dos países africanos

Em todos os países Africanos existem muitas bolsas de estudo nacionais e internacionais. Nesta parte do blogue vou concentrar-me apenas nas bolsas de estudo a partir dos PALOPs(Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e, estes países são: Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau.

Nos PALPs existem muitas bolsas para quase todos os países do mundo. Estas bolsas são concedidas por várias instituições tais como Ministério da Educação, Empresas, Escolas, Partidos, Fundações, Organizações Governamentais e Não Governamentais.

Nos PALOPs, uma das instituições mais conhecidas por conceder bolsas é o Ministério da Educação. O Ministério da Educação concede bolsas para qualquer pessoa. Eu inclusivamente tive uma dessas bolsas.

Para ter uma bolsa para a licenciaturado a partir do Ministério, deverá ter o 12º ano ou equivalente feito no seu pais. Deve inteirar-se na secção ou departamento de Bolsas do Ministério sobre os documentos necessários. Para o meu caso, pediram-me o certificado do 12º ano de escolaridade, fotocópia do bilhete de identidade, certidão de nascimento e um requerimento dirigido ao Ministro da educação.

Para aumentar a possibilidade de vir a ter bolsa é muito importante que tenha o ATESTADO DE POBREZA muito embora na maior parte das vezes não seja pedido. Este documento ajuda muito, mesmo eu foi assim que consegui. Se não tiver este documento tem que ter muita sorte ou costas quentes.

Para ter bolsas de estudo para o Mestrado ou outro grau superior a este. O candidato pode fazê-lo da mesma forma que para a Licenciatura.

Para aumentar a possibilidade de vir a ter uma bolsa de estudo, o candidato deve efectuar a candidatura nas Universidades que pretende efectuar o seu mestrado. Depois de ser admitido, a Universidade faz uma carta de solicitação. Essa carta deverá ser anexada aos seus documentos de candidatura e submetidos na divisão de bolsas do Ministério no seu país. Se não for assim, deverá ter muita sorte ou costas quentes.

Segue-se uma lista de links de instituições que dão bolsas.

Aqui vão alguns links para todos os PALOPs:


Fundação Calouste Gulbenkian
Anualmente a fundação Gulbenkian dá Bolsas de pós-graduação para Portugal a estudantes africanos de língua portuguesa e de Timor Leste.
Veja o concurso feito no ano passado (2008):
Bolsas de pós-graduação para estudantes africanos de língua portuguesa e de Timor Leste

Fica atento ao site da fundação Gulbenkian que se segue, o próximo concurso vai abrir antes de maio.
Fundação Calouste Gulbenkian / Actividades e Apoios / Bolsas e Subsídios

Instituto de Camões
Informações sobre os programas de bolsas destinadas a cidadãos estrangeiros.

Moçambique
Ministério da Educação e Cultura de Moçambique
Todos os anos, o Ministério da Educação da República de Moçambique oferece bolsas de estudo para vários países de todo o mundo. Dirija-se ao departamento de bolsas do Ministério e informa-se.

Portal do Governo de Moçambique
Fica atento, o portal do governo moçambicano anualmente anuncia bolsas de estudo:

Universidade Católica de Moçambique

Angola
Ministério da Educação de Angola

Cabo Verde
Ministério da Educação de Cabo-Verde

Guiné-Bissau
Ministério da Educação da Guiné-Bissau

São Tomé e Príncipe
Ministério da Educação, Cultura e Desportos

Para quem sabe falar bem Inglês pode se inscrever e receber diariamente as novidades de bolsas de estudo para Europa, Estados Unidos, Ásia e outros países de todo o mundo.
International Scholarships and Fellowships

Questões sobre bolsas ou qualquer outra coisa do blogue, dúvida de informática não hesite contactar-nos em: dicamatica@gmail.comou deixa comentário.

47 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
don't worry be happy disse...

Eu quero ser um bolseiro para Portugal.....podia ajudar-me?

Este e o meu email:
guidosarmento425@gmail.com

Muito Obrigado

Unknown disse...

Olá, chamo-me Isabel Martins, tenho 22 anos e estou a acabar a licenciatura na escola superior de teatro e cinema, em Portugal. No proximo semestre vou fazer mobilidade para o Brasil_ Rio de Janeiro- para a a faculdade UNIRIO e gostaria de saber se alguem sabe de alguma bolsa de estudos para lá.
obrigada pela atenção
o meu email é: isabellsusana@hotmail.com

Mutemba, Ligia disse...

saudacoes
Tenho o meu irmao que concorre para as universidades publicas em mocambique a 5 anos e infelizmente nao consegue adimitir.
Gostaria que ele fosse beneficiado por uma bolsa para curso de licenciatura. ele esta muito frustrado. ele fez o ensino medio em letras.

Deus abencoe
meu email:
mutembaligia@gmail.com

afonso disse...

o meu nome é Afonso, gostaria de ser beneficiário de uma bolsa para europa como faço...

Genito disse...

Sou mocambicano, rogo e suplico por uma bolsa de estudos no estrangeiro, sou actualmente estudante da Universidade Pedagogica de Mocambique faco Ciencias Sociais (Historia) e pretendo prosseguir com os meus estudos. Tenho uma imensa paixao pelos livros e uma vontade incanssavel de aprender, mas encontro-me numa impossibilidade financeira. Anticipo os meus sinceros agradecimentos pela compreensao da minha situacao.
Reiteiro mais uma vez para que alguem dirija um olhar a minha preocupacao.

Genito disse...

O meu email: etrezentos@yahoo.com.br

osvaldozacarias disse...

oi sou osvaldo zacarias sou estudante da escola superior de ciência marinha e costeira em moçambique,gostaria de ganhar uma bolsa de estudo para exterior pois não tenho condições para continuar com os meus estudo por causa da elevada taxa de propina que a escola disponibiliza por isso venho pedir uma bolsa para continuar com os meu estudo para qualquer curso de engenharia ou de ciência exara. espero que atendam a minha necessidade.

o meu email e : osvaldozacarias@yahoo.com.br

Unknown disse...

OLA CHAMO-ME INDIRA SERRANO RIBEIRO,SOU ANGOLANA A 2 ANOS TENHO TENTADO CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDOS PARA OS ESTADOS UNIDOS OU BRASIL,MAS TEM ME SIDO MUITO DIFICIL...SE PODER AJUDAR-ME ESSE E O MEU CONTACTO ELECTRONICO:indi.fofa@hotmail.com
obrigada pela atençao!

Unknown disse...

OLA CHAMO-ME INDIRA RIBEIRO GOSTARIA DE PEDIR AJUDA PARA OBTER UMA BOLSA DE ESTUDOS PARA OS ESTADOS UNIDOS OU BRASIL...SE ME PODER AJUDAR ESTE E O MEU INDEREÇO ELECTRONICO:indi.fofa@hotmail.com

Benildo X. Naiene disse...

sou moçambicano, com licenciatura concluida em turismo, gostava de ter uma bolsa para mestrado em desenvolvimento rural, economia ou outras areas relacionadas. o meu email é naienebenny@yahoo.com.br

muito obrigado

Unknown disse...

sou mocambicana e sempre sonhei em ganhar uma bolsa de estudo para o estrangeiro ou para portugal...........ja conclui a 12a classe.espero que eu consiga

Unknown disse...

ola,somos mocambicanas,terminando o ensino medio,e gostariamos de ser bolseiras para EUA,podem ajudar-nos,por favor? obrigada

Sanda disse...

0lá sou Sanda Pedro preciso mesmo de bolsa de estudo na Europa,ajudem-me.ANGOLA
sandapedro@hotmail.com

cordeiro disse...

oi eu sou o cordeiro e quero estudar no estados unidos,canada,russia ou alemanha...os meus pais podem pagar os estudos ou a bolsa,mas não sei onde nem como conseguir... +244 92333417 e +244 934276186

cordeiro disse...

ola eu quero estudar ainda este ano fora de Angola...eu posso pagar os meus estudos ou comprar uma bolsa... +244 923334147 e +244 934276186

Fernando Macaringue disse...

Eu gostaria de ter uma bolsa de estudo para qualquer canto do mundo e para qualquer curso ou especialidade tenho 12 ano feito na especialidade de mecânica geral do Instituto Industrial de Maputo.
Agradecia que ajudassem a conseguir uma Bolsa de Estudo para Licenciatura/Engenharia.

Fernando Francisco Macaringue

Fernando Macaringue disse...

Eu sou mocambicano tenho nivel medio tecnico concluido na area de mecanica Geral gostaria de ter uma bolsa de estudo para qualquer area de licenciatura em qualquer pais sou de facil adaptacao na lingua.
Agradecia que me ajuadassem a conseguir alguma vaga.

fernando Macaringue-Maputo
fermac86@yahoo.com.br
827208196

Mirian disse...

oi sou mirian licenciada em psicologia escolar na universidade pedagogica em moçambique gostaria de prosseguir com os meus estudos mas nao tenho possibilidade e gostava de pedir bolsa para fazer o meu mestrado em saude publica seja na europa ou na africa do sul.

JChamusse disse...

sou juvenal sempre sonhei em ganhar uma bolsa e estudar fora de mocambique,ja concorri na uem,up nao consegui,gostaria de saber como faco pra ganhar uma bolsa pra estudar em brasil,portugal,ou outros paises? meu email-Jchamusse@gmail.com

Elcidio Sambo disse...

Sou Elcidio Sambo, formado em producao de culturas pela UEM e gostaria de continuar a estudar pelo beneficio de uma bolsa em qualquer parte disponivel. pesso que me ajude

www.bidibar.com.br disse...

eu quero ser bolsista para qualquer pais de idoma portuques.sou formada em geografia e posgraduada em psicopsdagogia e gotaria de fazer mestrado em alguma area voltada para geografia;tipo geomorfologia,vulcanismo,estatigrafiaou outro,mas não tenho condições financeiras.
tel.99928009
email.cleiarchaves@hotmail.com.br

Saide Roberto disse...

Sou Saide Aissa de Mocambique e de salutar pela iniciativa (atribuicao de bolsas), de lamentar que a sua atribuicao a quem de direito nao transparece confianca.
aproveito manifestar interesse para concorrer a uma BOLSA DE ESTUDOS para o mestrado. fiz a Licenciatura em Gestao de Empresas.

Meu email: saideaissa@ayahoo.com.br
Aguardo satisfatoriamente!!

Cordiais Saudacoes

Artur Capitao disse...

ola, adorei ver essas dicas aqui no Blog,sou de MOCAMBIQUE tambem gostaria ter uma Bolsa para qualquer Pais, actualmente faco primeiro ano de Medicina na Unilurio, mas nao tenho fundos suficientes para custear. alguem me ajuda. meu email ajorge.capitao@gmail.com

Avelino Vaz disse...

Oi,
Meu nome é Avelino Vaz, sou Guineense de Bissau, conclui o ensino secundario ( 12º ano) há 2 anos, mas infelizmente a partir dessa data não tive condições ecnómicas para continuar o meu meu estudo. É nste sentido que venho junta de vocês solicitar o vosso apoio de uma bolsa de estudo.Quero fazer pelos menos licenciatura em Sistemas e Redes informaticos...
Aqui está meu email: vazavelino@yahoo.com.br

Avelino Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Avelino Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mussa disse...

O meu nome e Mussa Issufo e tenho 23 anos, neste ano estou a fazer o quarto ano na Unversidade pedagogica, curso de Licenciatura em ensino de Biologia, gostaria muito de ganhar uma bolsa de estudo para o exterior, para qualquer curso que envolve as ciencias Biologicas, por isso passo por este meio pedir a sua ajuda para que o meu sonho e de meus pais (uma familia camponesa do Niassa)se torne realidade. deus o abensoe.os meus email sao: issufomussa@yahoo.com e mussjequegreelution@gmail.com.

Unknown disse...

Eu sou o José H. T. Sapalalo. Sou ANGOLANO, tenho 19 anos de idade. Concluí o meu ensino médio no país da Namíbia, contenho passaporte, carta de condução SADC (Namibiana), certificado de curso de informática básico, etc. Desejo ter o meu ensino médio feito no exterior, mas infelizmente é impossível porque sou de uma família pobre e incapaz de realizar este desejo. Por esta razão peço ajuda de uma oferta de bolsa aos meus caros irmãos em Cristo. Emails: joshossisapalalo@gmail.com & joshossisapalalo@yahoo.com
Tel: (+244) 945074110

Unknown disse...

eu quero ter uma bolsa para africa do sul para o curso de enginhaaria mecanica ou de Petroleo.
como faco?
Meu contacto: Mentsichicuava@yahoo.com.br

Take Me disse...

Respondo assim que sou chamado pelo nome de Nelson, eu tenho 17anos e cursando "Sistemas electricos" no Instituto Industrial 1 de Maio em Mocambique este ë o penultimo ano! Eu gostaria de ganhar uma bolsa para fazer minha licenciatura no estrangeiro! ( Pode ser Africa do sul ou qualquer Pais da europa, America.....) Ajude-me... Email : nelsonalberto8@gmail.com

chitungane disse...

alo pra todos respondo pelo nome de Chitungane,sou um jovem de 18 anos,de nacionalidade Moçambicana,residente num dos bairros perifericos da cidade capital maputo,terminei o meu ensino secundário geral,em 2012.e tenho um grande sonho de estudar e me formar no estrangeiro,gostaria imenso de ganhar um bolsa de estudos.quem me puder dar uma força,lhe serei eternamente grato.
meu endereço eletrônico: chitungane@gmail.com

Unknown disse...

Olá Chamo-me Leonardo Vieira, gostaria de ganhar uma bolsa de estudos em mestrado para Portugal em especial na cidade de lisboa se não for um incomodo.. conseguem ajudar-me?

Eis o meu email: leovieira_27@hotmail.com

Muito obrigado

Unknown disse...

sou Alberto Issuf Jabi, Guineense gostaria que me ajudaram ganhar uma bolsa de estudos em mestrado porque nao tenho meios financeiros de continuar. que eu consiga mestrar em brazil, canada e frança para que possa continuar o meu estudo, ja fiz a licenciatura em senegal. por favor me ajudem.
Eis o meu email: izuuff@gmail.com
Obrigado

Unknown disse...

Sinta,-se comprimentados..
O meu nome e Joao e tenho 18 anos acabo de cocluir o decimo Segundo ano numa escolar, e para concretizar o meu sonho preciso de me beneficiar de uma bolsa para a Inglaterra fazer o curso de engenharia aeronautica e nao sei como beneficiar-se da bolsa.
Eis o meu email: joaonota.jn@gmail.com
Muito Obrigado

Unknown disse...

Ola o meu nome é Desejado Gonçalves sou da Guine-Bissau gostaria que me ajudassem a ganhar uma bolsa de estudo, não escolherei o país e nem o continente. Queria fazer Engenharia de construção.

Augusto Tamba disse...

Ficou muito contente com este oportunidade que estão dando por nos, eu agradeço muito este departamento pela ajuda, Que Deus continue vos abençoar.

Chamo-me Augusto Tamba 29 anos de idade sou da Guiné-Bissau. Ha 6 anos que terminei-me ensino segundaria ate agora fiquei parada devido meios financeira, por isso que vos solicite para que me ajude beneficiar desse vosso oportunidade de bolsa para Japão, licenciatura empenharia informatica.
Muito obrigado pelo atendimento e compreensão que me darão.

Manhique disse...

Estou na Mesma situação que sua mãe. Mas já tentaste ir a instituto nacional de bolças? Segunda feira irei para lá. ..por causa dos exames.

Manhique disse...

Olá também estou muito interessado. ..já tentaste ir ao instituto nacional b de bolças? | segunda feira irei para lat

Unknown disse...

sou inacio,estudante do quinto ano do curso de medicina geral no ISCTAC-BEIRA,peco ajuda de bolsa de estudo ,estou numa situcao pecimo; meu email:inaciochitundo@gmail.com

Unknown disse...

sou inacio,estudante do quinto ano do curso de medicina geral no ISCTAC-BEIRA,peco ajuda de bolsa de estudo ,estou numa situcao pecimo; meu email:inaciochitundo@gmail.com

Unknown disse...

Estou precisando de uma bolsa para inglaterra para engenharia eletronica
Estudo numa escola tecnica estou no final do ano e tenho uma boa media
Meu email gilveiga14@hotmail.com
Ajuda !!!

Unknown disse...

MEU Email Benildedinid123@gmail.com ajudem me

Unknown disse...

Eu sou Angolano desejo ter uma bolsa de estudo para o curso de medicina, para qualquer pais, mas o preferenciado para cuba. Sé for possível me ajudem.
Este é o meu e-mail; franciscoanito@gmail.com

Unknown disse...

Chamo-me Ricardo Madiu sané ,sou Guinensse tenho tentado concegur uma bolsa de estudos para europa,mas tem me sido muitas deficul..., concigo um para turquia, mas nada esta facil aque por assunto não quero esplicar, poder ajudar-me? Esse e omeu contacto electrónico :ricardo.madiu10@gmail.com
obrigada pela atençao.

Unknown disse...

Adul aziz jalo sou da Guiné Bissau

Meu email jamilazizjalo@gmail.com

Unknown disse...

Sou Alfa bubacar só em Guiné bissau,tou precisando da bolsa para cuba,fiz a licenciatura Em efmg na ulb e agora tou precisando da bolsa pra cuba para para poder concretizar o meu sonho que é fazer medicina,por favor a vossa excelência.o meu e-mail: absmas024@gmail.com.
O meu contato:00245955895151



Copyright © 2009. Dicamatica all rights reserved.
Desde 18 de Novembro de 2009